notaR

Um sistema para notas automatizadas em cursos que utilizam a linguagem R


 


106.1 Crie seus dados

Crie dois conjuntos de dados com os seguintes nomes:

DICA: utilize a função rnorm()

  1. Utilize a função simula.r e teste a hipótese que as médias das amostras são diferentes. Não esqueça de usar a função source() para carregar a função! Guarde a saída da função simula.r no objeto sim.dif1

  2. Teste agora que a média da segunda amostra é maior que a primeira. Guarde os resultados desse novo teste no objeto sim.maior. Compare os valores obtidos. Atenção: nunca faça isso na vida real! Sua hipótese deve estar definida a priori, antes de iniciar o teste!

  3. Utilize agora a função t.test() para testar as mesmas hipóteses. Os resultados são iguais? Guarde as saídas de cada teste nos objetos t.dif e t.maior.

  4. Você fez uma Análise Exploratória dos Dados antes de fazer o teste? DEVERIA! Aqui no exercício não solicitamos, mas acostume-se a criar intimidade com os dados antes de fazer qualquer teste. Como diria o professor Rodrigo Pereira: “Leve os dados para passear, tomem um cafezinho, tornem-se íntimos!”

  5. (Para discutir em sala, não inclua no código submetido ao notaR)
    Sempre faça um diagnóstico das premissas do teste! Quais são as premissas do teste na função simula? E na função t.test()? Sempre faça o diagnóstico gráfico2 dessas premissas!
1DICA: lembre-se que o notaR e o R diferenciam caixa alta e baixa. O nome dos objetos e arquivos devem obedecer ao padrão do enunciado.
2DICA: o notaR não gosta de gráficos, comente (incluindo o # no início da linha) qualquer código de gráfico antes de submeter o exercício.

 

Submeter resposta ajuda?

 

Escolha o arquivo de resposta usando o botão acima