notaR

Um sistema para notas automatizadas em cursos que utilizam a linguagem R


 


102.6 Teste t

  1. Um procedimento muito usado na estatística frequentista é o teste t de Student.

    Suponha que você está fazendo um teste t bilateral com 19 graus de liberdade e encontrou um valor de 2.2. Para decidir se o teste deu significativo ou não, você precisa encontrar a probabilidade associada a esse valor. Guarde essa probabilidade no objeto teste.t.

    Dica!

    • Como o teste é bilateral (= “bicaudal”), você precisa encontrar o valor da probabilidade acumulada a partir do menos infinito até -t e de t até infinito, e somar as duas.
    • A distribuição t tem uma propriedade que facilita a nossa vida: ela é simétrica! Como você pode usar isso para ajudar a resolver esse exercício?
  2. Outra forma de determinar se o teste foi ou não significativo é encontrar o limite a partir do qual a estatística t calculada é significativa. Se queremos um nível de significância de 5% num teste bicaudal, a probabilidade entre t e infinito é de 0.025, assim como a probabilidade entre -t e menos infinito. Calcule o limite em módulo a partir do qual o teste com 19 graus de liberdade é significativo e guarde-o no objeto limite. Use a mesma dica acima!

  3.  

    Submeter resposta ajuda?

     

    Escolha o arquivo de resposta usando o botão acima