notaR

Um sistema para notas automatizadas em cursos que utilizam a linguagem R


 


107.03 Resíduos de Iris

Uma maneira de descontar o efeito indesejado de uma covariável é usar os resíduos de uma regressão de sua variável de interesse em função desta covariável. Essa nova variável, os resíduos da regresão, representam a variável de interesse descontando o efeito da covariável em questão. Use apenas as observações da espécie Iris setosa, no objeto de dados iris e:

  1. Crie um objeto chamado lm.iris que contenha uma regressão linear da largura da sépala em função do comprimento da sépala.
  2. Crie um objeto chamado lm.iris.coef que contenha os coeficientes dessa regressão (intercepto e inclinação). Dica: Existe uma função específica para extrair coeficientes de modelos ajustados.
  3. Crie um objeto chamado lm.iris.nopetal que contenha a mesma regressão, mas descontando do efeito do comprimento da pétala de cada variável. Crie também um objeto contendo os coeficientes (intercepto e inclinação) desse novo modelo, chamado lm.iris.nopetal.coef.
  4. Calcule a proporção de variância explicada (coeficiente de determinação) para cada modelo e guarde nos objetos: r2 e r2nopetal.

Dica: para extrair algum valor de um resultado de modelo, como do summary, verifique a estrutura do objeto criado pela função.

 

Submeter resposta ajuda?

 

Escolha o arquivo de resposta usando o botão acima