notaR

Um sistema para notas automatizadas em cursos que utilizam a linguagem R


 


107.4 Pressão e temperatura

Vamos usar um conjunto de dados do R chamado pressure, que contém dados da pressão de vapor de mercúrio em função da temperatura. Carregue esse conjunto de dados na sua área de trabalho, e salve as colunas pressure e temperature em dois objetos novos, p e t, para facilitar os próximos passos.

Visualize a relação entre as variáveis "p" e "t" em um gráfico (não precisa estar no script entregue). A relação entre elas parece ser linear?

Mas vamos fazer uma regressão linear mesmo assim! Crie um objeto chamado reg1 contendo a regressão linear de p em função de t.

Visualize como essa regressão se comporta. Dá pra fazer melhor, não é? Crie um objeto chamado reg2 contendo a regressão de p em função de t e t² (lembre-se do tutorial!).

Visualize o resultado dessa regressão. Melhor? Dá pra melhorar? Crie um objeto chamado reg3 contendo a regressão de p em função de t, t² e t³! Guarde em um objeto chamado r2 o valor do R² da regressão que você encontrou que melhor ajusta os dados.

Será que uma regressão com ordem maior sempre vai ajustar melhor um conjunto de dados? Será que uma regressão com ordem maior sempre vai ser melhor do que uma regressão linear?

 

Submeter resposta ajuda?

 

Escolha o arquivo de resposta usando o botão acima