notaR

Um sistema para notas automatizadas em cursos que utilizam a linguagem R


 


302.08 Introdução aos gráficos personalizados ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Importe novamente o arquivoalunos2018.txt conforme exercício 302.1.

Faça um gráfico de dispersão (XY), sendo a Altura no eixo X e o Peso no eixo Y. Os pontos referentes às meninas devem ter a cor vermelha ("red") e dos meninos verde ("green"). Pesquise no help da função plot qual argumento controla a cor dos símbolos plotados.

Coloque um título principal com os dizeres "Bioestatistica RP 2018" (sem acento!). Use o argumento main para colocar o título principal.

Altere o título do eixo X para "Altura dos alunos (m)" e do eixo Y para "Peso dos alunos (Kg)". Use os argumentos xlab e ylab.

Defina os limites mínimo e máximo para os eixo X com os valores 1.45 e 1.9, respectivamente. Defina os limites mínimo e máximo para os eixo Y com os valores 40 e 85 respectivamente. Use os argumentos xlim e ylim.

OBS1: use os argumentos formula e data.

OBS2: Existe mais de uma maneira de plotar pontos com cores diferentes em um gráfico. Uma delas é plotar inicialmente o primeiro grupo de pontos (das meninas por exemplo) e depois usar a função points para adicionar o outro grupo (dos meninos por exemplo).

OBS3: Para plotar os grupos separadamente você pode usar colchetes para selecionar as linhas, conforme exercício anterior, ou usar o argumento subset (Ex. subset=Genero=="M").

OBS4: Defina os mesmos limites min e max para os eixos X e Y nas funções plot e points, para que ambos fiquem na mesma escala.

OBS5: Defina os títulos principal, eixo X e eixo Y na função plot apenas.

DESAFIO: Tente colocar legenda no gráfico, indicando que os pontos vermelhos referem-se às meninas e os verdes aos meninos. Mas NÃO SUBMETA esse código para o notaR, pois ele não está programado para fazer essa correção.

 

Submeter resposta ajuda?

 

Escolha o arquivo de resposta usando o botão acima