notaR

Um sistema para notas automatizadas em cursos que utilizam a linguagem R


 


107.01 Altura na Infância e Na Vida Adulta

Há uma crença do senso-comum de que basta duplicar a altura aos dois anos de idade para descobrir a altura que uma criança terá quando se tornar adulta. Imagine uma amostra de oito pessoas adultas, tomada ao acaso de uma população, para as quais temos as alturas atuais e as de quando tinham dois anos:
Altura aos dois anos (in) 39 30 32 34 35 36 36 30
Altura adulto (in) 71 63 63 67 68 68 70 64

Modelo Linear

  1. Guarde esses dados em um data frame chamado alturas.
  2. Faça uma regressão da altura na idade adulta em função da altura na idade de dois anos, e armazene no objeto alturas.lm
  3. .
  4. Qual é a probabilidade de incorrer em erro ao afirmar que existe relação entre a altura na idade adulta em relação à altura com dois anos? Guarde esse valor no objeto chamado prob.conf.
  5. Qual é o intervalo de confiança de 95% para os coeficientes que definem o modelo? Guarde esses intervalos em um objeto de vetor com duas posições ordenadas, da menor para a maior, chamado alturas.conf.
  6. Calcule a variação total dos dados na escala de desvios quadráticos. Faça o mesmo para a variabilidade não explicada pelo modelo e para a variabilidade explicada. Guarde esses valores nos objetos: varTotal, varNExp, varExp respectivamente.
  7. Calcule a proporção de variação explicada pelo modelo (coeficiente de determinação) e guarde no objeto r2.
  8. Seus resultados corroboram a hipótese do senso comum? Indique sua resposta com s ou nno objeto corrobora e no objeto evidencia coloque o número do tópico acima que contém a melhor evidência para basear sua resposta.
  9.  

    Submeter resposta ajuda?

     

    Escolha o arquivo de resposta usando o botão acima