notaR

Um sistema para notas automatizadas em cursos que utilizam a linguagem R


 


105.05 Gráfico Iris

Atenção: Esse exercício é um desafio e pode ser enviado até o final do curso. Priorizem acompanhar os tópicos das aulas e os exercícios regulares. O NotaR está com problemas na correção nesse exercício, portanto desconsiderem essa nota. Se seu gráfico está visualmente parecido com o enunciado, envie-o para jennifer.auler@usp.br com o título 105.05 - Gráficos

A figura abaixo foi elaborado com os dados do objeto iris, que está no pacote dataset, já carregado quando abrimos a sessão do R. Utilizando o procedimento do Tutorial 5b: Gráficos II, construa a figura em dispositivo de arquivo png.

Para isso, siga as instruções:

  1. Abra um dispositivo png com os seguinte parâmetros
  2. Construa painéis com a função layout, sendo:

Dicas

  • Faça primeiro o gráfico em um dispositivo X11 com dimensão de 12 de largura e 10 de altura (a medida padrão do dispositivo de tela e 7x7 polegadas). Assim, o arquivo montado terá os elementos gráficos com posições correlatas.
  • Para fazer um painel ocupar mais de uma posição da matriz do layout coloque o mesmo valor nas posições da matriz. O layout combina posições com mesmo valor em um único painel.
  • Os valores da matriz do layout indicam a ordem em que os painéis irão ser preenchidos ao chamar uma função de alto nível.
  • Guarde em objetos os valores que irá utilizar muitas vezes, por exemplo, as cores.
  •  

    Submeter resposta ajuda?

     

    Escolha o arquivo de resposta usando o botão acima